Tem muito gestor que ainda tem medo de dar autonomia para os seus colaboradores porque tem a ideia equivocada de que eles farão tudo que tiverem vontade no ambiente de trabalho. Por isso, é preciso, antes de tudo, mudar essa mentalidade.

Dar autonomia aos colaboradores significa permitir que pensem fora da caixa, que inovem, que usem a criatividade para realizarem as mesmas coisas e conquistar resultados melhores.

Um gestor não pode controlar tudo que é feito no ambiente de trabalho. Essa tentativa acaba desgastando a todos. Cada colaborador tem o seu papel e sabe dos resultados que precisa entregar… Dar autonomia para que cada um realize a sua função é reconhecer que todos foram escolhidos com base em uma seleção, receberam um treinamento, conhecem as necessidades da empresa e estão alinhados com o propósito daquele local, naquele momento. Se há insegurança em dar autonomia, é preciso rever primeiro esses pontos…

E como faz para aumentar a autonomia dos colaboradores?

Com a autonomia dos colaboradores, a empresa tende a ser beneficiada em produtividade e qualidade.

O que falta agora para que você tenha coragem de dar mais autonomia aos seus colaboradores?