Como estamos o tempo inteiro conectados com a tecnologia, o estranho seria se as empresas não fizessem uso dela em todos os setores, incluindo o RH, não acha?
O controle de jornadas nas empresas passou a ser obrigatório em 1943 com um decreto sancionado pelo Presidente Getúlio Vargas. Naquela época, o relógio de ponto cartográfico já era conhecido nos Estados Unidos, há 42 anos.
Porém, antes disso, as empresas já usavam um caderno onde todos os colaboradores anotavam seus horários de entrada e saída seguindo um relógio da empresa.
Com aquele sistema, o medo das empresas sofrerem fraudes era muito grande. Afinal de contas, era muito fácil carimbar o ponto para um colega, por exemplo, evitando perdas financeiras para o colaborador e várias perdas para a empresa.
O estilo antigo de registrar o ponto certamente deu muita dor de cabeça por longos anos para colaboradores e empresários. Entretanto, as leis foram mudando, os horários das jornadas e salários também… e o ponto também precisou evoluir.
Mas, vamos analisar cada uma das possibilidades e aí decidimos qual delas é mais favorável. Olha só!
Cartão de ponto manual
O registro das jornadas ainda pode ser feito manualmente. Funciona assim: o colaborador anota em um cartão ou caderno o seu horário de entrada e saída em cada dia trabalhado. No final do mês, as horas são contadas e o pagamento é realizado. Essa forma, é claro, facilita fraudes. Afinal, é possível ganhar algumas horas extras alterando minutos no cartão. Mas, o colaborador também pode perder dinheiro, caso haja erro na contagem de horas.
Cartão de ponto eletrônico
As novas ferramentas do mercado digital permitem a marcação do ponto via celular, tablet e outros equipamentos através de bina, geolocalização, senha e até reconhecimento facial. O registro de jornadas com o controle de ponto automatizado é anti-fraudes. Os dados são registrados em tempo real e já podem até ser feitos no modo offline. O controle de faltas e horas extras se torna muito mais fácil com o ponto eletrônico. Além disso, esse controle eletrônico aumenta a produtividade do RH, economiza tempo, melhora o desempenho da empresa como um todo e evita processos e perdas financeiras, é claro!
E então, no seu ponto de vista, qual controle de jornada é o ideal para a sua empresa – manual ou eletrônico?