Quais são os seus talentos? Geralmente você sente que a empresa com a qual colabora é capaz de reconhecê-los, lhe valorizar por isso e manter seu interesse em permanecer nela?
E como empresa? Você assegura que seus profissionais estejam sempre qualificados e seguros?
Pois é! Buscar e reter talentos está no topo dos maiores desafios de uma empresa para 2023 e os próximos anos.
Montar uma equipe engajada e qualificada já é um trabalho bem difícil para os gestores, porém, quando o assunto é mantê-la firme, motivada e entrosada, a questão complica um pouco mais. Especialmente agora, depois da pandemia de Covid-19.
Tudo é muito simples com a tecnologia para as gerações que estão entrando para o mercado de trabalho e, mesmo para quem já está há um tempinho conectado e aprendendo novas formas de trabalhar.
O fato é que as pessoas talentosas, normalmente, buscam um bom reconhecimento financeiro, mas elas também querem oportunidades de crescimento na empresa. Isso faz com que não aceitem propostas tão facilmente e continuem em busca de algo melhor. Aí é que entram os maiores desafios das empresas ao reter e manter talentos. Faça uma reflexão sobre os desafios listados:
- É preciso mudar a visão: houve um momento em que se falava que as máquinas substituíram completamente os humanos, agora se fala em humanizar marcas e empresas. As pessoas e os seus talentos são fundamentais;
- Os gestores precisam estar bem qualificados para saberem como compensar as fraquezas de um colaborador com seus pontos fortes. Pode-se usar metas, bônus, prêmios para que a pessoa se sinta mais motivada a superar seus próprios desafios;
- O ambiente das empresas precisam ser mais acolhedores, afinal, muitos colaboradores passam mais horas no trabalho do que em casa. E é por isso que o home-office ganhou tanto espaço na atualidade. Ninguém quer trabalhar onde a maioria está de cara virada, né? É preferível não ver ninguém. A energia do ambiente já despenca; E as ferramentas de trabalho e a limpeza do ambiente também interferem em manter os talentos na empresa;
- Promover o engajamento e o plano sucessório dos colaboradores também ajuda a reter e manter os talentos. Para isso, é preciso se permitir conhecer melhor os colaboradores constantemente;
- Permitir que os colaboradores se expressem com seus talentos e ideias é outra forma de mantê-los engajados e motivados. É lógico que há uma hierarquia, mas ela pode ser feita na vertical, né? Pelo bem da empresa.
Os colaboradores realmente vão agregar valor à empresa quando o clima organizacional for mais positivo, se puderem manter uma comunicação transparente, souberem os planos para sua carreira e vislumbrar benefícios atrativos.