Vamos falar daquilo que praticamente todo colaborador espera vivenciar numa empresa?

O crescimento profissional através do plano de carreira.

Permitir que os colaboradores alcancem lugares mais altos na hierarquia de uma empresa pode ajudar na retenção de talentos. Afinal, quem é que não se sente mais feliz quando vê que está decolando na vida profissional, não é?

O plano de carreira é, basicamente, um caminho que o colaborador pode percorrer num local de trabalho. E isso está diretamente relacionado com as competências, expectativas e objetivos dos colaboradores e da empresa.

Não há apenas uma forma de elaborar um plano de carreira. Afinal, uma empresa possui diferentes setores, as pessoas que trabalham nesse ambiente são diferentes, suas potencialidades divergem e as necessidades da empresa vão mudando ao decorrer do tempo.

 

Plano de carreira em Y

Não é exatamente um cargo de liderança. Mas é quando o funcionário chega a um estágio de crescimento intelectual que precisa ser reconhecido. E aí ele pode escolher entre dois caminhos: se tornar especialista ou gestor. Essa pessoa precisa ser revolucionária dentro da empresa para auxiliar a todos os colaboradores utilizando a sua extensa bagagem de conhecimento. Muito comum em setores de tecnologia, engenharia, indústria farmacêutica ou de alimentos.

 

Plano de carreira em W

Aqui também temos a possibilidade de dois caminhos, com um “algo a mais”. O colaborador não se torna exatamente um líder, porém, fica responsável por acompanhar os demais funcionários num projeto específico. Além do suporte que dá a esses funcionários, ele deve dar feedbacks aos demais líderes.

 

Plano de carreira em Rede ou para empresas de Alto Crescimento

Esse plano exige, além do crescimento de um cargo, mais funcionários. E para o crescimento do colaborador, ele passa por uma formação de líderes. Para se chegar a um cargo de líder numa empresa consolidada leva alguns anos. Esse plano de carreira precisa ser muito bem elaborado, apresentando possibilidades de crescimento para os profissionais e eles mesmos constroem a sua carreira.

Se você é líder de uma empresa, lembre-se: em qualquer um dos planos, é preciso engajar os colaboradores.